ACERTE NA ESCOLHA DO ADOÇANTE!

Corpo

01/09/2017

Acerte na escolha do adoçante!

Em um passado não muito distante, existiam poucas opções de adoçantes para quem desejava ter uma vida mais saudável e até para as pessoas que não podiam adicionar açúcar refinado à sua alimentação, como é o caso dos diabéticos.
Mas, de alguns anos para cá, devido à crescente procura por alimentos naturais, a indústria alimentícia percebeu que era hora de trazer mais alternativas para os consumidores.

Com o crescimento desse mercado, surgiu uma enorme variedade de produtos e, também, muitas dúvidas sobre qual opção é a mais apropriada para cada necessidade.
Os diabéticos, por exemplo, precisam redobrar a atenção, pois alguns adoçantes, apesar de serem melhores do que açúcar refinado e menos calóricos, não são indicados para quem tem a doença.

Para lhe ajudar na escolha correta, a nutricionista da Nutrioffice, Gabriela Toledo, explica as diferenças:

Açúcar mascavo: é o açúcar em sua forma mais bruta, que passa por menos etapas de processamento. Por isso, mantém o sabor e a cor do caldo da cana. Por não receber muitos aditivos químicos, o açúcar mascavo preserva alguns nutrientes, que jamais são encontrados no açúcar refinado, como o cálcio, ferro e os sais minerais. É uma opção mais benéfica e saudável quando comparado com o açúcar branco refinado. Ele pode ser usado como açúcar de mesa ou no preparo de bolos e biscoitos. Um sachê pode conter até 20 kcal.

Açúcar de coco: é um açúcar extraído do coqueiro e apresenta em sua composição vitaminas do complexo B, além de zinco e ferro. Possui índice glicêmico reduzido, o que proporciona o retardo da absorção do mesmo pelo organismo, evitando picos de insulina, quando consumido em quantidades adequadas. É indicado para quem busca controlar o peso e também para pessoas que apresentam um estado de pré-diabetes. Seu uso não é recomendado para portadores de diabetes. Cinco gramas desse açúcar contém 15 kcal.

Agave: é um néctar natural muito utilizado na culinária. É extraído de um cacto e seu componente principal é a frutose, um tipo de carboidrato simples. Tem sabor parecido com o mel e pode ser uma boa alternativa para quem deseja diminuir o consumo do açúcar refinado, uma vez que tem um valor energético menor que o mesmo. Uma colher de sopa tem em torno de 40 kcal. O agave não pode ser consumido por pessoas com diabetes.

Xilitol: é um adoçante natural encontrado nas fibras de alguns alimentos, como frutas, vegetais e cogumelos. Pode ser utilizado para adoçar preparações de doces e bebidas. Suas características são bem parecidas com a do açúcar comum. Porém, se usado em altas doses, pode causar algum desconforto gastrointestinal. Em relação ao valor calórico, um sachê contém 12 kcal.

Stevia: é produzido com as folhas da Stevia, uma planta encontrada em alguns lugares da América do Sul. Pode ser utilizado como adoçante de uso geral e como substituto do açúcar para produtos assados. É um adoçante não calórico e tem um grande poder de adoçar.

Taumatina: é um adoçante natural extraído de uma fruta africana, cujo poder adoçante é muito maior que o açúcar, podendo chegar a até cinco mil vezes mais. A taumatina não tem sabor amargo e metálico como outros adoçantes e pode ser utilizada em todos os alimentos, assim como bebidas e suplementos. É uma boa opção para portadores de diabetes e para quem deseja retirar a caloria do açúcar. Pode ser consumida por diabéticos, gestantes e crianças.

Sucralose: é um adoçante artificial obtido através de reações químicas da sacarose. Seu valor energético é nulo e tem um intenso poder adoçante. Suas características sensoriais são muito parecidas com a do açúcar, pois não apresenta um sabor residual, amargo ou metálico. Recentes estudos demonstraram que, quando aquecida em altas temperaturas (acima de 100 graus celcius), pode ocasionar alguns riscos ao organismo.

Consumir açúcar em excesso pode causar problemas de saúde crônicos. Nunca é tarde para conquistar novos hábitos alimentares e levar uma vida mais saudável, consulte um nutricionista de sua confiança e comece essa mudança agora mesmo. Se você é aluno Competition, pode desfrutar de 20% de desconto na consulta nutricional da Nutrioffice, clique aqui e consulte as condições.

E aí? Já está pronto para a escolha do adoçante?

Veja também:

Você organiza a sua rotina para emagrecer?



UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE
    LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h00

    SÁBADO 8h00 às 14h00

    DOMINGO/FERIADOS 8h00 às 14h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066
    CERQUEIRA CESAR
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h15

    SÁBADO 09h00 às 15h00

    DOMINGO/FERIADOS 09h00 às 15h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE CARLOS COUTO

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520
    BELA VISTA
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h30

    SÁBADO 09h00 às 15h00

    DOMINGO/FERIADOS 09h00 às 16h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE IVO PARIZAN

  • CONHEÇA TAMBÉM

    PAMPLONA

    COMPETITION TRAINING GYM
    JARDIM PAMPLONA SHOPPING
    Rua Pamplona, 1704
    Jd. Paulista - São Paulo

    SEGUNDA A SEXTA 6h às 22h

    SÁBADO 9h às 15h

    TELEFONE 11 3884-2700

    GERENTE Sandra Francisquini