CUIDE DO SEU CORPO DURANTE O CARNAVAL

Corpo

07/02/2018

CUIDE DO SEU CORPO DURANTE O CARNAVAL

Muito além de purpurina e lantejoula, para ficar durante horas na passarela do samba ou nos bloquinhos de carnaval, é preciso um bom preparo físico. Segundo a professora de musculação, Analice Medeiros, o gasto calórico dos foliões pode ser bem elevado: “uma pessoa comum, que treina diariamente, perde, em média, 600 calorias na avenida ou atrás do trio. Já para as passistas, que se movimentam de maneira mais intensa, o gasto estimado é de 700 a 1500 calorias”, completa Medeiros.

Para aguentar essa “maratona” carnavalesca, normalmente, as musas e madrinhas se dedicam o ano inteiro aos treinos e, além de manterem a boa forma, melhoram a resistência física para concluir os desfiles. E isso é o correto!

Para os foliões que não tiveram a chance de se preparar com antecedência, aqui vão algumas dicas: antes de começar o desfile da sua escola do coração, ou de cair na folia nos bloquinhos espalhados pelo Brasil, faça um aquecimento. “O tradicional alongamento é um pré-aquecimento importante, pois envia um comando para o cérebro, avisando que o corpo iniciará uma atividade física. Assim, você poderá evitar lesões e aproveitar a folia da melhor maneira possível” conclui Analice.

Além da preparação física, outros cuidados também são importantes para evitar desgastes desnecessários ao corpo, como salienta a professora de musculação, Bruna Oliveira. “Aposte em fantasias mais leves e calçados confortáveis; use protetor solar; beba bastante água, a hidratação é muito importante para manter a saúde em dia; alimente-se bem para não faltar fôlego; e durma bem no dia anterior, o descanso é importante para evitar estresse logo no início do dia”, conclui.

Uma dica especial aos atletas que vão cair na folia: aproveitem com responsabilidade. Se tiverem uma competição próxima ao carnaval, o melhor é se conter e não exagerar. Foliões com problemas de coluna também devem ter um cuidado especial, pois dependendo do tempo que permanecer em pé, a coluna vai sofrer mais cedo. Respeitar o corpo é sempre a melhor opção, principalmente para não perder o ritmo.

Para finalizar, após um dia intenso de folia, faça um alongamento e também massagens de soltura miofascial (aquelas com rolinhos de EVA, como as que temos na Competition). Outra dica importante é deixar as pernas para cima no fim de cada dia – é um movimento simples e que vai melhorar muito a circulação local. “Com esse conjunto de ações, a musculatura tende a se recuperar rapidamente, permitindo o folião estar 100% pronto para encarar o dia seguinte”, orienta Analice.

Caia na folia e aproveite a maior festa do Brasil sem deixar de cuidar da sua saúde e bem-estar! E você já pode começar a se divertir participando das nossas aulas especiais de carnaval. Acompanhe as nossas redes sociais e confira dias e horários. #partiuCarnaval



UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE
    LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h00

    SÁBADO 8h00 às 14h00

    DOMINGO/FERIADOS 8h00 às 14h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066
    CERQUEIRA CESAR
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h15

    SÁBADO 09h00 às 15h00

    DOMINGO/FERIADOS 09h00 às 15h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE CARLOS COUTO

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520
    BELA VISTA
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h30

    SÁBADO 09h00 às 15h00

    DOMINGO/FERIADOS 09h00 às 16h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE IVO PARIZAN

  • CONHEÇA TAMBÉM

    PAMPLONA

    COMPETITION TRAINING GYM
    JARDIM PAMPLONA SHOPPING
    Rua Pamplona, 1704
    Jd. Paulista - São Paulo

    SEGUNDA A SEXTA 6h às 22h

    SÁBADO 9h às 15h

    TELEFONE 11 3884-2700

    GERENTE Sandra Francisquini