CANSADO DE DESISTIR DAS SUAS METAS? VEJA COMO VIRAR O JOGO

Competition

21/01/2020

Por Tawan Souza, professor de musculação da Competition Sports Club e Coach

Cuidar da saúde, emagrecer, ter uma vida mais ativa, voltar para academia… quem já fez uma dessas promessas e acabou desistindo no meio do caminho? Acredito que muita gente já tenha passado por isso.

Isso acontece porque  mudar o estilo de vida não é algo que se conquiste de uma hora pra outra, afinal, para ter uma nova rotina, você precisa criar novos hábitos, fazer um pouco por dia, até que se acostume e a prática de exercícios e a alimentação saudável se tornem parte da sua vida.

Então, para que você consiga concluir com êxito sua meta esse ano, vou lista algumas atitudes infalíveis:

1 – Seja responsável pela sua saúde
A primeira coisa que você deve fazer é assumir a responsabilidade sobre a sua saúde. Você realmente tem que tomar a decisão de querer mudar e perceber que isso só depende de você. Seja responsável pela sua mudança, não terceirize essa responsabilidade à sua família, amigos, colegas de trabalho. Quem sabe ainda você não se torne o exemplo e incentive alguém próximo a mudar também.

2 – Comece aos poucos
Muitas pessoas se frustram e abandonam as suas metas, pois acabam exagerando no início. Começam com treinos muito intensos, academia todo dia, dieta muito restrita. Calma! Não é desta maneira que as coisas acontecem. Se você foi sedentário a vida inteira, que tal começar aos poucos? Faça uma caminhada, uma aula de dança, marque uma consulta com o nutricionista, avalie a sua saúde com um médico de confiança. Não tente começar da maneira mais “hard”, comece aos poucos e, à medida que for se adaptando aos novos hábitos, vá subindo o nível de dificuldade, assim como nos jogos de videogame!

3 – Mude a qualidade dos seus pensamentos
Mudar a qualidade dos seus pensamentos é peça chave nesse jogo. Pensar que você pode conquistar uma vida mais saudável, um corpo que tanto deseja, uma disposição invejável, é fundamental para que realmente você consiga isso. Pensamentos positivos geram mais otimismo com a vida e, sendo mais otimista, você acaba se tornando mais produtivo e as chances de começar e dar andamento às suas metas se tornam mais viáveis.

4 – Defina o seu objetivo
Quem muito quer, nada tem! Identifique o que você gostaria de mudar em sua rotina para se ter uma vida mais saudável: emagrecer, melhorar o sono, fazer amigos? O que você realmente deseja nesse novo ano? Se você não sabe o que quer, pode ter certeza que não saberá nem por onde começar; desta maneira, a sua meta vai ficar para o próximo ano, mais uma vez.

5 – Não vá sozinho
Já ouviu aquele velho ditado: “quem caminha sozinho pode até ir mais rápido, mas quem caminha acompanhado, vai mais longe”? Sozinho é mais difícil, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Invista em pessoas que vão ajudar você nessa jornada. Busque profissionais que possam te auxiliar e identificar algo que vai te impulsionar. Seja um nutricionista para ajudar com a sua alimentação, um educador físico, um psicólogo, amigos e até mesmo pessoas que obtiveram êxito em suas metas.

6 – Encontre uma modalidade que te dê prazer
Uma vida mais saudável, definitivamente, não tem que ser dolorosa. Comer de maneira mais saudável ou equilibrada não deve ser sinônimo de sofrimento. Se exercitar não precisa ser uma tortura. Existe uma infinidade de opções para você iniciar de uma vez por todas uma rotina equilibrada. Se disponha a mais oportunidades em sua vida, teste mais, se permita viver diferente, faça atividade em grupos, vá dançar, jogar bola, tênis, vôlei, vá surfar, nadar, jogar beach tennis, yoga, enfim… vida saudável não se resume a musculação, corrida, salada, bata doce e frango!

7 – Seja mais consistente
Pare de procurar meios milagrosos. Não existe fórmula mágica para que a mudança aconteça. Caso você encontre meios rápidos para ter uma vida mais saudável, desconfie! A única coisa que é preciso para que a mudança aconteça é a sua persistência. Encontre o seu ritmo e se mantenha focado nele.

8 – Pare de se comparar
Se não for para buscar um incentivo, nem olhe para o lado. As pessoas têm uma mania de se comparar e isso, muitas vezes, pode ser prejudicial. Cada um tem um ritmo de mudança. Respeite o seu, crie o seu caminho. Quando você olha para si, seu processo se torna mais interessante e suas chances de conquistar um objetivo aumentam.

9 – Celebre suas vitórias
Celebrar faz parte do processo. É a nossa recompensa. Sabe aquele presentinho que você dá ao seu filho quando ele cumpre o combinado, ou aquele dinheirinho extra, por ter batido ou ultrapassado a meta? A recompensa é peça importante para te ajudar a bater suas metas. Se presenteie, pode ser algo que estava querendo faz tempo. Pode ser um objeto, uma viagem, um jantar especial, ou qualquer outra coisa que para você simbolize uma recompensa pelo seu esforço e vitórias.

10 – Recomece
Independentemente do motivo, se em algum momento você não conseguir manter o foco, não abandone a sua meta. Recomece. Tente mais uma vez, e outra, e outra… mude o horário que você vai pra academia, experimente um novo esporte, coma outras comidas, vá treinar ao ar livre, identifique o que te desmotivou e faça diferente, mas não deixe os seus objetivos para trás.



UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 2ª, 4ª e 6ª – 6h às 12h | 3ª e 5ª – 15h30 às 21h30

    SÁBADO 8h às 14h

    DOMINGO/FERIADOS Fechada

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066 - CERQUEIRA CESAR - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 2ª, 4ª e 6ª – 6h às 12h | 3ª e 5ª – 15h30 às 21h30

    SÁBADO 10h às 16h

    DOMINGO/FERIADOS Fechada

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE JOEL KOBE

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520 - BELA VISTA - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 2ª e 4ª– 15h30 às 21h30 | 3ª, 5ª e 6ª – 6h às 12h

    SÁBADO 10h às 16h

    DOMINGO/FERIADOS 10h às 16h (AGOSTO)

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE SANDRA FRANCISQUINI

  • CONHEÇA TAMBÉM

    PAMPLONA

    COMPETITION TRAINING GYM
    JARDIM PAMPLONA SHOPPING
    Rua Pamplona, 1704
    Jd. Paulista - São Paulo

    SEGUNDA A SEXTA 16h - 22h

    SÁBADO 16h - 20h

    TELEFONE 11 3884-2700

    GERENTE Ivo Moraes