TREINO HIIT vs TREINO METABÓLICO: ENTENDA AS DIFERENÇAS

Competition, Corpo

27/08/2019

Embora sejam muito parecidos em sua concepção, o HIIT (High Intensity Interval Training) e o METABÓLICO são treinos diferentes. Se formos a fundo em sua essência, muitas pessoas confundem achando que estão fazendo um treino HIIT e, na verdade, estão fazendo um “quase HIIT”, pois não sabem o limite real da sua capacidade e ficam aquém do que o treinamento pode proporcionar. Para este tipo de treinamento é preciso ter experiência motora e vivência com intensidades altas de treinamento.

Já o metabólico é mais acessível aos praticantes e tem a capacidade de promover benefícios tão interessantes quanto o HIIT, sem estressar demais o corpo como o treinamento intervalado de alta intensidade. Um treino metabólico exige uma intensidade suportável pelo praticante.

Listamos abaixo as principais diferenças entre eles:

 

     TREINO HIIT

O HIIT é um treinamento intervalado de alta intensidade: envolve exercícios intensos com períodos curtos de descanso ou recuperação. Um treino de HIIT deve ser feito com altas intensidades e deve chegar ao nível máximo de esforço. Este tipo de treinamento envolve exercícios cíclicos que proporcionam facilidade na execução e elevem a frequência cardíaca, após chegar ao limite, um tempo de descanso é necessário para recuperar e reiniciar a próxima série. Os principais benefícios deste treinamento são a melhora da condição cardiorrespiratória e a redução de gordura corporal.
O HIIT é indicado para quem deseja emagrecer, pois seu alto nível de intensidade favorece a queima de gordura. Para ganhar massa magra é necessário um treino mais cadenciado com direcionamento para a musculação tradicional.

 

     METABÓLICO

O treino metabólico utiliza uma intensidade um pouco mais baixa que o HIIT por um período mais prolongado no tempo de execução, ou seja, mais repetições com uma carga mais leve.
Um treino metabólico pode maximizar a queima de gordura durante a musculação e promove o aumento de volume muscular através do aumento de líquidos e reservas intracelulares. O treino metabólico também favorece o ganho de massa muscular.
Ele é mais indicado para pessoas que buscam condicionamento físico, principalmente, no que tange a melhora da condição cardiorrespiratória sem perder grande quantidade de massa muscular. Devido as suas características, este tipo de treinamento está entre o HIIT e a musculação tradicional.

 

     TREINO HIIT VS. METABÓLICO

O HIIT utiliza altas intensidades e período curto de execução para atingir o máximo de frequência cardíaca necessária, favorecendo a queima de gordura e a melhora da condição cardiorrespiratória. Já o metabólico aparece na mesma linha de objetivo, porém, a ideia central é promover ganhos cardíacos com a menor perda de massa muscular.

Colaboração: Renato Alves, Coordenador de Musculação e Juliana Rangel, Wagner Santana e Mirela Medeiros, Professores de Musculação, unidade Paulista. 



UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 22H30

    SÁBADO 08H - 15H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE SANDRA FRANCISQUINI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066 - CERQUEIRA CESAR - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 23H

    SÁBADO 09H - 16H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE JOEL KOBE

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520 - BELA VISTA - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 23H

    SÁBADO 09H - 16H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • CONHEÇA TAMBÉM

    PAMPLONA

    COMPETITION TRAINING GYM
    JARDIM PAMPLONA SHOPPING
    Rua Pamplona, 1704
    Jd. Paulista - São Paulo

    SEGUNDA A SEXTA 6h - 23h

    SÁBADO 9h - 16h

    TELEFONE 11 3884-2700

    GERENTE Ivo Moraes