MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Competition, Corpo

05/08/2019

Convidamos a nutricionista Gabriela Toledo, da clínica Nutrioffice, para esclarecer o que é mito ou verdade quando o assunto é alimentação saudável. Vale a pena conferir para não cair em armadilhas que podem comprometer a sua saúde ou gerar frustrações em relação ao seu processo de reeducação alimentar e emagrecimento.

BEBER E COMER AO MESMO TEMPO ENGORDA

Mito. O ato de ingerir líquidos ao mesmo tempo em que faz uma refeição, não engorda, porém, dilata o estômago, atrapalha o processo de digestão (produção de hormônios de fome e saciedade), provoca uma sensação de inchaço abdominal e se esses líquidos forem sucos, refrigerantes, entre outros, aumenta a ingestão calórica da refeição. É importante não criar o hábito de ingerir líquidos durante as refeições, pois o estômago sempre passará por essa dilatação, podendo levar a uma ingestão alimentar excessiva durante o dia e, consequentemente, um aumento de peso.

ABACATE É RICO EM GORDURA BOA

Verdade. As gorduras encontradas no abacate, mesmo sendo calóricas, são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo, podendo prevenir doenças cardíacas. 77% das calorias no abacate são de gordura. No entanto, as gorduras presentes nessa fruta são de alta qualidade e podem sim fazer parte de uma alimentação saudável, se assemelhando às propriedades físico-químicas do azeite de oliva.

COMER A SALADA ANTES É MELHOR

Verdade. A salada é rica em fibras, esse tipo de alimento aumenta de volume no estômago o que influência na saciedade, ajudando a controlar a ingestão de alimentos e evitando excessos na refeição.

SUCOS DETOX EMAGRECEM

Mito. Nenhum alimento tem o poder de desintoxicar o organismo, na verdade, um corpo saudável já faz essa função de limpar tudo que está sobrecarregando-o. Porém, os sucos que se dizem “detox” são ricos em vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para a manutenção da saúde e um corpo saudável tem maior sucesso quando exposto há estratégias de perda de peso.

CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA

Mito. O nosso organismo não tem um relógio que determina que um alimento específico ingerido a partir de um momento do dia engorde mais do que quando ingerido em outro momento, a oferta calórica é exatamente a mesma. Porém, se no período noturno você tende a estar mais em repouso (sentada ou deitada) o seu gasto calórico é menor, logo, a sua ingestão calórica também tem que ser menor, sendo interessante rever a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras ingeridas.

OVO AUMENTA O COLESTEROL

Verdade, mas leia até o final! Todos os alimentos ricos em gorduras saturadas (carne vermelha, frango, peixe, embutidos, leites e derivados), quando consumidos em excesso podem influenciar no aumento dos níveis de colesterol. Porém, dentro de uma alimentação saudável e consumido em quantidades adequadas, o ovo é um alimento rico, que contribui com a saúde e até bom funcionamento do coração.

SHAKES EQUIVALEM A UMA REFEIÇÃO

Mito. Apesar do mercado ter se atualizado e investido muito na fórmula dos shakes (hoje eles apresentam carboidratos, proteínas, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais), uma refeição vai além de nutrir o corpo, tem como função dar saciedade (através da mastigação), prazer (por estímulo dos cinco sentidos), manutenção do funcionamento do intestino e relações sociais (compartilhar uma refeição, pode também ser um momento de conversa e interações com outras pessoas).

FIBRAS AJUDAM A MELHORAR O FLUXO INTESTINAL

Verdade. As fibras são compostos vegetais presentes nos grãos, verduras, legumes e frutas, que não são digeridos pelo nosso organismo, passam quase que intactos pelo sistema digestivo e, por isso, estimulam o crescimento das bactérias que combatem a formação de substâncias tóxicas, ajudando positivamente o fluxo intestinal.

ÁGUA COM LIMÃO EM JEJUM AJUDA A EMAGRECER

Mito. O limão é um potente antioxidante, é uma fruta rica em vitamina C, flavonoides, limoneno, magnésio, ácido cítrico e baixíssimas calorias. Quando consumido próximo ou durante as refeições pode auxiliar na absorção do ferro e devido ao seu ácido cítrico pode promover o aumento da secreção dos ácidos gástricos, auxiliando no processo digestivo, mas ele não tem a capacidade de promover emagrecimento.

CAFÉ FAZ MAL

Mito (com ressalvas!). Não há desvantagens conhecidas para beber até quatro xícaras pequena (50ml) por dia. Mas quantidades excessivas podem prejudicar os rins devido a quantidade de oxalato, alterar a rotina de sono e humor (por ser neuroestimulante) e, devido ao seu pH ácido, a bebida pode agravar os sintomas da gastrite (enfraquecimento da mucosa que protege o estomago), aumentar a vulnerabilidade à bactéria H.pylori, que é uma das causas mais comuns para a doença e influenciar a produção excessiva de suco gástrico (ácido estomacal), que resulta justamente na irritação do revestimento do estômago. Uma gastrite não tratada também pode evoluir para um quadro de úlceras gástricas. Beba com moderação!

BEBIDAS PROTEICAS EM EXCESSO PODEM FAZER MAL

Verdade. Consumir proteínas em excesso, sendo elas em forma de bebidas ou até mesmo alimentos podem sobrecarregar os rins trazendo prejuízos para saúde.

Se você está em busca de uma alimentação saudável, consulte um nutricionista, certamente ele irá conduzir o seu processo de maneira eficaz e, acima de tudo, com muita segurança!

Confira também: VOCÊ ORGANIZA O SEU DIA PARA EMAGRECER?



UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE
    LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h00

    SÁBADO 8h00 às 14h00

    DOMINGO/FERIADOS 8h00 às 14h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066
    CERQUEIRA CESAR
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h15

    SÁBADO 09h00 às 15h00

    DOMINGO/FERIADOS 09h00 às 15h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE CARLOS COUTO

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520
    BELA VISTA
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h30

    SÁBADO 09h00 às 15h00

    DOMINGO/FERIADOS 09h00 às 16h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE IVO PARIZAN

  • CONHEÇA TAMBÉM

    PAMPLONA

    COMPETITION TRAINING GYM
    JARDIM PAMPLONA SHOPPING
    Rua Pamplona, 1704
    Jd. Paulista - São Paulo

    SEGUNDA A SEXTA 6h às 22h

    SÁBADO 9h às 15h

    TELEFONE 11 3884-2700

    GERENTE Sandra Francisquini