O QUE ESPERAR DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA?

Competition

08/06/2018

Falta menos de uma semana para o início do maior evento esportivo do mundo e o nosso professor e especialista em Futebol, Rafael Capitão, comentou sobre o jogo amistoso entre a seleção brasileira e a Croácia e o que esperar do Brasil na Copa da Rússia. Confira a entrevista a seguir:

Competition: O que você achou do amistoso do Brasil x Croácia?
Rafael Capitão: O amistoso entre Brasil e Croácia foi um desafio grande para a seleção, pois enfrentamos um dos melhores meios-campos da Copa do Mundo, formado por Rakitic, Modric e Kovacic, que são jogadores tecnicamente melhores que os nossos.
Foi um primeiro tempo sofrido, mas após a mudança, com a substituição de Fernandinho e a entrada de Neymar, P. Coutinho recuou e o Brasil começou a ter mais posse de bola e organizar melhor as jogadas de ataque com bastante velocidade.
Taticamente, foi um Brasil melhor em campo, com dois atacantes rápidos pelas pontas e, às vezes, um falso 9, pois tanto G. Jesus, quanto R. Firmino, iam buscar um pouco mais o jogo.
Foi um bom teste para a nossa seleção, pois enfrentará na primeira fase três seleções que, com toda a certeza, jogarão fechadas, esperando os contra-ataques.

C: O que esperar da seleção brasileira na copa da Rússia?
RC: Acredito que podemos esperar por uma seleção pra frente, com controle do jogo e grande posse de bola. Mesmo com uma demonstração de três volantes no amistoso, esperamos que o Tite observe melhor e coloque nossa seleção para atacar. Se jogar no 4-1-4-1 ou no 4-3-3, nossa seleção tem grandes chances de ir longe na Copa do Mundo.

C: Além do Neymar, quais jogadores serão decisivos para um bom desempenho da seleção?
RC: Consigo citar dois jogadores essenciais para o Brasil, que são Marcelo e P.Coutinho, explico: Marcelo, mesmo na lateral, é um dos jogadores mais habilidosos do mundo e pode decidir qualquer jogo com um drible, assim como Neymar. Já o P. Coutinho tem como arma um excelente e potente chute de fora da área e pode surpreender a marcação e o goleiro.
Temos um time muito bom, além de, claro, um craque extraordinário que é o Neymar. Temos seis ou sete jogadores que podem decidir um jogo da nossa seleção.

C: O Brasil vem como um dos favoritos nessa Copa, mas quais as seleções oferecem risco à seleção?
RC: Essa é uma pergunta muito complicada nessa atual edição de Copa do Mundo, pois será uma das mais disputadas.
Hoje, muitas seleções têm treinadores completamente estrategistas e que estudam e analisam o jogo, diferente das edições passadas, em que treinadores adotavam uma postura de “paizão”, que são aqueles que não têm uma bagagem tática e técnica para analisar o jogo, mas que conseguem trazer o jogador pra ele na questão psicológica e motivadora, que foi o caso de Felipão quando foi campeão em 2002.
Por isso, acredito que as seleções da França, Alemanha, Bélgica, Espanha e Argentina são as nossas grandes adversárias.
A França é a maior candidata a ser campeã, depois a seleção brasileira. Ela tem um elenco muito forte e um treinador acostumado a ser campeão.
A Alemanha tem o melhor meio de campo do mundo, que é Toni Kross, e o seu atacante, Thomás Muller, pode bater o recorde de maior artilheiro das copas.
Bélgica, está com uma excelente geração de jogadores e vem melhor do que em 2014. Conta com De Bruyne, Hazard, Dembele, Mertens, Carrasco, uma das melhores zagas com Kompany, Vermaelen e Vertonghen e um dos melhores goleiros do mundo que é Courtois.
Espanha, por ainda ter um toque de bola envolvente e um excelente treinador, que possui a qualidade de Iniesta, Da Silva, Asensio e Busquets. E, ainda, tem no elenco o grande Sérgio Ramos e seu companheiro Piqué na linha defensiva.
E a Argentina por ter Messi e só. Sim, um jogador pode ganhar a copa sozinho, sim.
Enfim, também não podemos descartar as seleções da Croácia, Colômbia, Portugal e Uruguai, que podem surpreender. Acredito que teremos uma grande Copa do Mundo!

C: Se você pudesse dar um conselho ao Tite, qual seria?
RC: Difícil dar um conselho para um técnico que consegue fazer você acreditar na seleção novamente, mas o que poderia ser dito a ele é para jogar pra frente, sem medo de colocar o nosso ritmo de jogo, e não temer adversário algum, pois nossa qualidade é muito superior.
Esquecer essa ideia de três volantes e jogar com Casemiro marcando e o restante da nossa qualidade técnica e ir pra cima com Willian, P. Coutinho, Neymar, G.Jesus, Firmino, Mercelo, Fred, Douglas Costa e Taison, que mesmo contestado, é um excelente jogador e mereceu convocação!
Outro fator é dar uma chance ao Marquinhos e colocá-lo de titular ao lado do Miranda, pois Thiago Silva já teve sua chance em 2014 e não correspondeu. Marquinhos viveu uma excelente temporada no PSG e nas eliminatórias e merecia ser titular na Copa do Mundo.

No restante, é torcer muito e que venha o HEXA!

UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 22H30

    SÁBADO 08H - 15H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066 - CERQUEIRA CESAR - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 23H

    SÁBADO 09H - 16H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE JOEL KOBE

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520 - BELA VISTA - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 23H

    SÁBADO 09H - 16H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE SANDRA FRANCISQUINI