O FUTURO CHEGOU! A ERA DOS TESTES GENÉTICOS

Competition

01/09/2021

Entenda o que são os testes genéticos e como eles estão revolucionando as áreas de prevenção e cuidado em saúde

Por Dr. Miguel Mitne Neto, Líder Científico da área de Genômica do Grupo Fleury e Responsável Técnico da SOMMOS DNA

Todas as estruturas do nosso corpo são formadas e mantidas através de instruções presentes em nosso material genético, mais conhecido como DNA. Esse “manual de instruções” carrega informações para produzir todas as moléculas, proteínas, células, tecidos e sistemas do nosso corpo. Entre os indivíduos, essas instruções (chamadas de genes), podem conter pequenas diferenças, também chamadas de variantes genéticas, que podem ser benéficas, nocivas, neutras ou de natureza incerta.

Atualmente, é possível detectar essas variantes genéticas, que são informações valiosas, únicas e singulares de cada organismo. Os testes genéticos são exames que conseguem detectar essas variantes em nosso DNA, as quais nos dão informações que vão desde características como cor dos olhos e maior aptidão a exercícios de força e velocidade, até aumento de risco de predisposição a diversas doenças como cardíacas e câncer, que podem vir a se manifestar ao longo da vida.

A contribuição genética no desempenho esportivo é conhecida há muito tempo. Diversas variantes genéticas estão envolvidas nas respostas às atividades físicas, características de estrutura corporal e predisposição ao sobrepeso. Ter acesso a essas informações pode ajudar na escolha de determinado treino e entender possíveis riscos aumentados de desenvolver problemas relacionados a essas atividades. Por exemplo, uma variante genética específica no gene ACTN3, conhecido como “gene da velocidade”, está relacionada a uma maior proporção de fibras musculares brancas, de contração rápida, que são essenciais para a geração de força, velocidade e potência muscular. Essas fibras são encontradas em maior proporção em atletas de explosão, como corredores de curta distância e nadadores. Com isto, a detecção dessa variante, através de um teste genético, pode ajudar a direcionar o treinamento a partir desse potencial genético.

O teste genético direto ao consumidor (DTC) é uma categoria de testes que não precisa de prescrição médica e possui a facilidade de poder ser feito através de uma simples amostra de saliva, coletada no conforto da sua casa. Qualquer adulto saudável que queira saber mais sobre seu próprio corpo, ou que deseje saber se possui algum risco aumentado a desenvolver alguma condição específica, pode realizar um teste genético DTC.

A SOMMOS DNA, nova marca do Grupo Fleury, oferece diversos testes genéticos DTC via plataforma, o que torna a experiência prática, rápida e 100% digital. Pelo site, o cliente faz o cadastro, compra o exame de DNA e recebe em sua casa ou no local de preferência o kit de coleta contendo um pequeno tubo plástico e instruções de uso. A partir daí, é só obter, com a ajuda de um cotonete, um pouco de saliva extraída da parte interna da bochecha, colocar essa amostra dentro do tubo e, depois, devolver o kit pelos Correios.

Os testes genéticos da SOMMOS DNA possuem alta precisão no que se destinam a investigar. Esses testes são realizados nos laboratórios do Fleury Genômica e são ofertados com base na mesma tecnologia e mesmos rigorosos padrões nacionais e internacionais de qualidade que o âmbito diagnóstico. A tecnologia de última geração aplicada permite que a marca se diferencie dos outros testes DTC do mercado, pela sua ampla cobertura e análise mais abrangente das variantes genéticas. Os resultados são simples e autoexplicativos e podem ser interpretados pela própria pessoa que realizou o teste, lembrando que qualquer mudança no cuidado da sua saúde deverá ser avaliada por um profissional especializado.

Como serviço diferenciado, a marca oferece uma consulta pós-teste gratuita com um especialista em genética. Através da plataforma, qualquer cliente, independente do resultado do teste, pode agendar uma consulta virtual que o ajudará a entender melhor os seus resultados e o orientará sobre os próximos passos.

No portfólio de produtos DTC da SOMMOS DNA, podem ser encontrados diferentes testes, desde aqueles com foco mais clínico, que analisam sobre predisposição genética para desenvolver câncer ou doenças cardíacas, até aqueles dirigidos ao bem-estar, que permitem um maior autoconhecimento das características e respostas do corpo.

O teste “Viva o Equilíbrio” permite conhecer melhor as características do seu próprio corpo avaliando respostas em quatro áreas distintas: farmacogenética, corpo, pele e nutrigenética. Na primeira seção “Resposta a medicamentos”, o exame avalia posições do DNA relacionadas ao metabolismo (ou processamento) dos fármacos omeprazol, ibuprofeno, estatinas, entre outros. Essas respostas ajudarão na identificação de indivíduos com maior chance de apresentarem efeitos colaterais, quando do uso de tais medicamentos. A seção “Dieta e Nutrição” mostra por exemplo quais pessoas têm dificuldades de metabolizar e absorver vitaminas e a capacidade antioxidante do nosso corpo. Na seção “Pele” é apresentado quem pode ter sensibilidade aumentada à luz solar e os riscos relativos aos efeitos adversos da radiação UV. Por fim, a seção “Corpo” traz respostas relacionadas à prática de exercícios físicos, sendo capaz de apontar quais indivíduos podem ter um favorecimento genético em atividades físicas de curta duração ou explosão, risco elevado de tendinopatia de Aquiles, tendência a apresentar ossos mais frágeis, entre outros.

O “Viva o Equilíbrio” é o começo da sua jornada de autoconhecimento genético. Este teste é destinado para todos que querem ter uma vida mais saudável e entender como funciona seu próprio organismo.

Aproveite o desconto especial SOMMOSCOMPETITION e compre o teste genético ideal para você com R$200 OFF. Acesse sommosdna.com.br para saber mais.

Conteúdo em parceria com a Sommos DNA



UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE
    LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h00

    SÁBADO 8h00 às 14h00

    DOMINGO/FERIADOS 8h00 às 14h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066
    CERQUEIRA CESAR
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h15

    SÁBADO 09h00 às 15h00

    DOMINGO/FERIADOS 09h00 às 15h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE CARLOS COUTO

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520
    BELA VISTA
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h30

    SÁBADO 09h00 às 15h00

    DOMINGO/FERIADOS 09h00 às 16h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE IVO PARIZAN

  • CONHEÇA TAMBÉM

    PAMPLONA

    COMPETITION TRAINING GYM
    JARDIM PAMPLONA SHOPPING
    Rua Pamplona, 1704
    Jd. Paulista - São Paulo

    SEGUNDA A SEXTA 6h às 22h

    SÁBADO 9h às 15h

    TELEFONE 11 3884-2700

    GERENTE Sandra Francisquini