DICAS: ALIMENTE-SE BEM NO INVERNO
Por: Competition
03/07/2017 | Tema: Corpo

Alimente-se bem no inverno
Por Gabriela Toledo – Nutricionista da Nutrioffice
Fondue, vinhos, queijos e quentão são algumas delícias tradicionais do inverno, que podem comprometer a sua dieta. Mas, é possível curtir o friozinho sem abandonar os hábitos saudáveis.
As dicas abaixo irão ajudar a fazer trocas assertivas para manter o equilíbrio e o corpo em forma na estação mais “preguiçosa” do ano:
Queijos: Os queijos como cheddar, gorgonzola, provolone e parmesão são os mais populares no frio, mas é preciso ter cuidado, pois eles são ricos em gorduras saturadas e campeões calóricos. A dica é trocá-los por opções como ricota, cottage, queijo cremoso light e mussarela light, que são versões mais saudáveis, mas também muito saborosas.
Fondue salgado e doce: Substitua o pão por carnes como tiras de peito de frango ou filé mignon grelhados e também por vegetais, como cenoura, batata e pepino. Na hora da versão doce da receita, uma opção é usar chocolate amargo e creme de leite light.
Cappuccino: A cafeína presente no cappuccino promove ânimo e auxilia na preguiça acometida pelas baixas temperaturas, mas para quem quer manter a forma, a bebida não é uma boa, pois sempre vem acompanhada de ingredientes calóricos, como o creme de leite, doce de leite, chocolate, etc. Nesse caso, o ideal é optar pelo tradicional café com leite.
Massas e molhos: Para quem quer manter o peso em dia, escolha as massas integrais, pois geram maior saciedade e contém mais fibras, auxiliando na digestão. Quanto ao molho, opte por aqueles à base de tomate, que são os mais leves.
Sopas: Muitas pessoas substituem as refeições por sopas e cremes, achando que podem manter a dieta dessa forma, mas enganam-se. As sopas ricas em queijos, leite integral, carnes gordurosas e creme de leite podem conter 1.200 calorias em uma única porção. O ideal é optar por aquelas feitas com vegetais, não tão cremosas e sempre comer antes uma saladinha, para dar saciedade.
Seguindo essas dicas e mantendo a prática da atividade física, você conseguirá passar o inverno sem se preocupar com a balança!
Leia também: Cinco receitas de sucos funcionais