CORREDOR, VOCÊ SABE O QUE É FAKE TRAINING?

Competition

24/08/2021

Por Aulus Sellmer, treinador, fundador da 4any1, apresentador do programa Qualidade de Vida da Rádio Eldorado e parceiro da Competition

Na onda do debate sobre Fake News, nós, corredores, precisamos também nos atentar a esse assunto no mundo da corrida. Podemos chamar de Fake Training esse bombardeio que vem, geralmente, das mídias sociais e também dos aplicativos.

Com uma roupagem profissional, nos são apresentadas sugestões de como treinar para melhorar a performance na corrida, ter aproveitamento mais eficiente no fortalecimento muscular, tratar lesões ou como montar uma planilha de treinos. Sem contar nas dietas e suplementações milagrosas para emagrecer em poucas semanas.

Então, tome muito cuidado. Você pode estar sob influência de pessoas sem formação acadêmica ou, até mesmo, de professores de educação física que passam treinos sem coerência ou sem uma confirmação se os caminhos apontados possuem um embasamento científico.

Para isso, vou tentar ajudar você, leitor, a fazer uma análise do conteúdo que consome nas redes sociais. Tenha em mente que existem três componentes em seu treino que não podemos ignorar.

Em ordem de importância, temos descanso, alimentação e o treino proposto. Quando há um desequilíbrio em algum desses componentes, provavelmente o sucesso não será alcançado. Portanto, preste atenção se o canal que você consulta consegue abordar e aprofundar esses pontos.

Pouca gente dá atenção, mas o sono pode ser um fator determinante para a fórmula funcionar. Cada tipo de treinamento e estímulo usados na programação demanda um tempo de descanso específico até que a musculatura envolvida esteja recuperada e pronta para receber um novo estímulo. Hoje até existem relógios com programas que calculam, em função do seu treino, qual o período de descanso para realizar seu próximo estímulo ou treino.

Quanto à alimentação, o número de refeições e calorias ideais para quem corre regularmente varia de acordo com as necessidades energéticas de cada corredor. É necessário avaliar se você está magro ou magra demais ou com excesso de peso e, também, se existe a intenção de ganho muscular. O importante é compreender que todos os grupos alimentares devem estar presentes. O que fica como regra é fazer da sua alimentação diária um momento de prazer, no qual boas escolhas farão toda a diferença. Como também as refeições pré e pós treino exclusivas para você. Somente um nutricionista poderá te ajudar. Dietas milagrosas é o que mais encontramos hoje nas redes sociais, mas será que realmente funcionam?

Ao falarmos de treinos, as opções de programas são infinitas e é necessário ter uma excelente orientação profissional, que será adaptada ao atual nível de condicionamento físico. A programação precisa de um objetivo e passar por todas as fases como as de hipertrofia, força, resistência, potência (velocidade), metabólica e, finalmente, polimento. Todas as fases devem ser adaptadas em função do tempo que possui e o nível de condicionamento para conseguir ter uma excelente performance, após alguns meses de treinamento.

Portanto, treinos isolados e sem orientação, pinçados de alguma mídia social, são perigosos por não estarem alinhados com seus objetivos e, muito menos, com sua alimentação e escala de descanso. Mesmo se você não segue uma programação de treinos, os métodos sugeridos são generalistas e dificilmente atenderão alguma especificidade do seu organismo.

O recado mais importante desta coluna é que temos de ser bem criteriosos e investigar realmente se os itens acima possuem um embasamento científico, que respeita os últimos estudos. Sei que todos nós temos redes sociais e “fuçamos” as informações e treinos, mas antes de realizá-los, precisamos refletir e realizar uma análise crítica sobre o conteúdo proposto e a credibilidade do autor. E, por favor, risque da sua lista aqueles que prometem milagres num curto espaço de tempo. Cuidado e bons treinos.


Se você ama correr e quer treinar com especialistas, não perca o treinão Running Club, na USP, no próximo sábado:

Treinão Running Club – 4any1 + Competition
Data: 28 de agosto – sábado
Horário: 08:00 às 10:00
Local: Avenida da Raia USP – Em frente da Faculdade de Psicologia USP (bolsão de estacionamento)
Distâncias: 5km/10km/15km
Hidratação: água e isotônico no percurso
Alimentação: cereais Cróqui no final do treino



UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE
    LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h00

    SÁBADO 8h00 às 14h00

    DOMINGO/FERIADOS 8h00 às 14h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066
    CERQUEIRA CESAR
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h00

    SÁBADO 10h00 às 16h00

    DOMINGO/FERIADOS 10h00 às 16h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE JOEL KOBE

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520
    BELA VISTA
    SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06h00 às 22h00

    SÁBADO 10h00 às 16h00

    DOMINGO/FERIADOS 10h00 às 16h00

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE SANDRA FRANCISQUINI

  • CONHEÇA TAMBÉM

    PAMPLONA

    COMPETITION TRAINING GYM
    JARDIM PAMPLONA SHOPPING
    Rua Pamplona, 1704
    Jd. Paulista - São Paulo

    SEGUNDA A SEXTA 6h às 21h

    SÁBADO 9h às 15h

    TELEFONE 11 3884-2700

    GERENTE Ana Carla Fernandes