MITOS E VERDADES SOBRE CORRIDA

Corpo

30/11/2018

A treinadora da Competition Training Gym, Kika Medeiros, esclareceu as principais dúvidas dos atletas de corrida. Vale a pena ler e descobrir se você está no caminho certo!

1. Correr no sol do meio-dia melhora a resistência?
R: Mito. Correr em temperaturas elevadas pode comprometer o rendimento e, em alguns casos, causar hipotensão, devido ao superaquecimento do corpo, desmaios, entre outros sintomas que podem comprometer totalmente o rendimento do atleta. Por outro lado, devemos considerar sempre a especificidade. Por exemplo: quando o atleta for participar de corridas de longa distância e ultramaratonas, onde permanecerá mais de 8 horas de prova e ficará exposto ao calor durante todo o dia, é necessário realizar treinos em horários com temperaturas mais quentes. Mas isso deve acontecer de forma progressiva, para “acostumar” o corpo, até que ele esteja totalmente adaptado.

2. Correr mais agasalhado que o normal ajuda a perder peso?
R: Mito. Antigamente, acreditava-se que correr com saco preto preso na cintura queimava gordura local e ajudava a emagrecer. A única consequência dessa prática é a desidratação proveniente do superaquecimento do corpo. Para perder peso, o recomendado sempre é fazer uma dieta com orientação nutricional e manter práticas regulares de atividade física.

3. Correr durante a gravidez faz mal para o bebê?
R: Mito. Se a mulher grávida correu durante toda a vida, durante a gravidez isso não precisa mudar. Mulher grávida pode correr, sim, até quando a barriga não causar incômodo e com orientação do médico. O indicado é que a gestante não corra longas distâncias, mas corridas de até 10 km com supervisão profissional, não tem problema nenhum. Considerando seu histórico de treino.

4. Correr aumenta o risco de lesões nos joelhos a médio/longo prazo?
R: Verdade. Toda atividade física com estresse muscular pode gerar algum tipo de lesão. Por isso, é muito importante o trabalho de fortalecimento muscular para a prevenção de lesões.

5. Quem tem mais massa muscular corre melhor?
R: Mito. Depende muito do objetivo. Se o atleta quer fazer uma prova mais rápida, ou quer baixar o seu tempo numa prova, quanto mais leve ele estiver, melhor atingirá um bom ritmo. E ter massa muscular é ótimo, porém, os músculos pesam muito durante a corrida, e isso irá prejudicar o seu desempenho. Então, o melhor é ter um objetivo bem definido e treinar de acordo com ele.

6. Corredores devem fazer musculação?
R: Verdade. A musculação é essencial para a prática desta atividade física, pois fortalece os músculos e articulações, diminuindo o risco de lesões, e ajuda a melhorar o desempenho do corredor. A musculação só é prejudicial à performance quando não é prescrita de forma adequada. Lembrando o princípio da especificidade, o treino de musculação deve ser voltado para a prática da corrida e a periodização da musculação deve ser feita sempre com base nas datas de prova. Desta forma, a musculação se torna aliada e não inimiga do corredor.



UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 22H30

    SÁBADO 08H - 15H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066 - CERQUEIRA CESAR - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 23H

    SÁBADO 09H - 16H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE JOEL KOBE

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520 - BELA VISTA - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 23H

    SÁBADO 09H - 16H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE SANDRA FRANCISQUINI