SETEMBRO AMARELO: OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE MENTAL

Corpo, Mente, Coração

12/09/2019

Você cuida da sua saúde mental? Esta é uma pergunta um tanto profunda, mas muito necessária nos dias atuais. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil é o país com maior percentual de depressão na América Latina, chegando a 5,8% da população, o que corresponde a 12 milhões de pessoas.

Francine Souza, 36, faz parte dessa estatística. Há 15 anos ela enfrenta crises de ansiedade, que desencadearam a depressão e a síndrome do pânico, problemas com os quais convive até hoje: “Quando recebi o diagnóstico, em 2004, a primeira coisa que fiz foi negar, naquela época esse assunto era ainda mais nebuloso, tive muito medo”, afirma.

Existem vários gatilhos que podem desencadear desequilíbrios e afetar a saúde mental, consequentemente, provocar problemas psicológicos e psiquiátricos, inclusive, o sedentarismo pode ser um deles.

“O sedentarismo diminui os níveis de endorfina, serotonina, adrenalina, testosterona entre outros neurotransmissores que agem diretamente na nossa sensação de bem-estar, autoestima, produtividade e socialização. E aumenta cada vez mais os níveis de cortisol, que é o hormônio que ajuda o organismo a controlar o estresse, a sensação de cansaço e irritação, isso interfere diretamente na nossa maneira de enxergar e interpretar o mundo, abrindo uma porta para o desenvolvimento da depressão”, afirma o Especialista em Psicologia do Esporte e Professor da Competition, Rodrigo Bessa.

Francine relata que, mesmo assustada com o diagnóstico, logo começou o acompanhamento com psiquiatra e, há dois anos, encontrou na prática de atividade física uma nova aliada nessa luta diária. “O esporte me ajuda muito, sempre depois de um treino me sinto como no jogo de videogame do Mário Bros quando o personagem come aquele cogumelo e ganha uma vida extra para continuar. O ambiente da academia também me faz muito bem, me sinto acolhida”, comenta, bem-humorada.

O especialista Rodrigo Bessa explica que essa sensação de energia e disposição após a atividade física é provocada justamente pela liberação das famosas endorfina e serotonina que, entre outras coisas, atuam na regulação do humor, gerando uma sensação de bem-estar e contribuindo para a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, além do fator social.

“Praticar atividade física proporciona um ambiente de socialização muito importante, somos seres sociais, precisamos interagir para sobreviver. Geralmente os ambientes de esporte, recreação, lazer e as aulas coletivas, trazem um clima de amizade e diversão, fazendo com o indivíduo se sinta pertencente a um grupo, contribuindo muito para a manutenção da sua saúde mental”,

Para finalizar, Francine deixa um recado importante para todas as pessoas que estão precisando de suporte para cuidar da saúde metal nesse momento: “Não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda, tanto no sentindo de encontrar profissionais capacitados e terapias adequadas para o seu caso ou de conversar com amigos e familiares, é possível viver, ser feliz e vencer diariamente a depressão, a síndrome do pânico e todas essas doenças psíquicas. Tão importante quanto cuidar da saúde física é estar em dia com a sua mental”.

View this post on Instagram

O QUE DIZER DA @competitionacademia ???? Aqui eu cuido da minha saúde, dou risada, me acalmo, sou acolhida por seres humanos lindos que além de tudo são profissionais maravilhosos🙏🏽❤️ . . Em especial nesses últimos dois meses estou recebendo uma mega ajuda extra, porque como vcs sabem eu luto todos os dias há 15 anos contra minha síndrome do pânico e episódios de angústia….bom, nesse período tão delicado da minha vida eu fui acolhida de uma maneira linda aqui na comp pela @andradeereh e pelo @david.aniche 🙏🏽🙏🏽🙏🏽 SIM! ALÉM DELES FICAREM DE OLHO NA MINHA SAÚDE FÍSICA ELES ME AJUDARAM MUITO NA MINHA SAÚDE EMOCIONAL, com os treinos, cuidado e apoio❤️ . . Obrigada @competitionacademia @laaferreira @david.aniche @andradeereh POR CUIDAREM TÃO BEM DE MIM🙏🏽❤️😍 . . Se vcs tiverem alguma dúvida de que academia ir…SÓ VENHA PRA COMP🥰 #vempracomp #competitionacademia #vivaporesporte . . . . . #saude #fadine #francinesouza #sindromedopanico #ansiedade #cuidese #vidasaudavel #amor #actress #atriz #creator

A post shared by Francine Souza (@francinesouza.oficial) on

Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Para mais informações acesse: https://www.setembroamarelo.org.br.



UNIDADES COMPETITION

  • Higienópolis

    RUA DR. ALBUQUERQUE LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 22H30

    SÁBADO 08H - 15H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3660 8400

    GERENTE SANDRA FRANCISQUINI

  • Oscar Freire

    RUA OSCAR FREIRE, 2066 - CERQUEIRA CESAR - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 23H

    SÁBADO 09H - 16H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3060 5555

    GERENTE JOEL KOBE

  • Paulista

    RUA CINCINATO BRAGA, 520 - BELA VISTA - SÃO PAULO

    SEGUNDA A SEXTA 06H - 23H

    SÁBADO 09H - 16H

    DOMINGO/FERIADOS 10H - 16H

    (nos dias de plantão) Calendário de plantões

    TELEFONE 11 3149 9777

    GERENTE MAURO YAMASAKI

  • CONHEÇA TAMBÉM

    PAMPLONA

    COMPETITION TRAINING GYM
    JARDIM PAMPLONA SHOPPING
    Rua Pamplona, 1704
    Jd. Paulista - São Paulo

    SEGUNDA A SEXTA 6h - 23h

    SÁBADO 10h - 17h

    TELEFONE 11 3884-2700

    GERENTE Ivo Moraes