DOR NO PESCOÇO? APRENDA ALGUNS EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR!

Corpo

28/09/2018

As tecnologias facilitam muito a nossa comunicação no dia a dia. Mas, passar muito tempo com a cabeça abaixada utilizando celulares ou tablets para navegar na internet ou conversar por meio de aplicativos de mensagens, pode causar uma sobrecarga no pescoço e provocar dores e desconfortos.

Nossa professora de ginástica, Rosangela Braga, explica que os músculos da região cervical são importantes sustentadores da cabeça e da coluna e, como todos os demais músculos do nosso corpo, devem ser treinados em força (para a sustentação) e alongamento (para compensação).

Abaixo, ela ensina uma sequência de exercícios para prevenir e aliviar essas dores!

Exercício 1
Coloque as mãos na nuca entrelaçando os dedos. Faça um bom apoio para a cabeça e leve-a para trás com cuidado. Fique alguns segundos e volte a cabeça na posição inicial com a ajuda das mãos.

Exercício 2
Faça uma meia volta com a cabeça, passando o queixo pelo tórax, indo de um ombro para o outro. Realize 6 movimentos como este. Depois faça a volta completa da cabeça nos dois sentidos, realize 2 voltas em cada sentido.

Exercício 3
Incline a cabeça para um dos lados como se a orelha fosse encostar no ombro. E com a mão desse mesmo lado faça uma leve pressão. Fique alguns segundos e faça o mesmo do outro lado. Depois incline a cabeça para frente e com as duas mãos faça essa leve pressão. Lembre-se: o movimento para frente é o mesmo que fazemos quando estamos utilizando o celular, então, não exagere.

Exercício 4
Coloque as mãos na nuca com os dedos entrelaçados, mas os polegares ficam para frente bem embaixo do queixo. Na expiração (quando soltar o ar) tracione a cabeça para cima. Fique poucos segundos e volte devagar.

Exercício 5
Faça um rolinho com uma toalha de banho pequena ou de rosto. Deite com o abdômen para cima e as pernas flexionadas. Coloque o rolinho embaixo do pescoço (bem na curva cervical), onde a cabeça ficará levemente para trás. Fique alguns minutos nessa posição apenas relaxando.

Exercício 6
Fique na mesma posição anterior, traga os joelhos sobre o abdômen e segure com uma mão atrás de cada coxa (sem entrelaçar os dedos). Inspire e quando e na expiração projete as solas dos pés para frente, sem soltar as coxas. Assim as pernas puxarão seus braços, os braços puxarão os ombros e com essa tração ocorrerá uma pequena rotação da cabeça para trás. Não execute o movimento da cabeça primeiro, ele deve ser a sequência dessa tração.



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