APRENDA 6 EXERCÍCIOS PARA DORES NO PESCOÇO E ALIVIE A TENSÃO

Corpo

28/09/2018

Trabalhar em home office já é algo comum no dia a dia de muitos profissionais. Atualmente, se tornou uma realidade para muita gente. 

Mas, atenção, passar muito tempo no computador e celular pode causar uma sobrecarga no pescoço e provocar dores e desconfortos.

Nossa professora de ginástica, Rosangela Braga, explica que os músculos da região cervical são importantes sustentadores da cabeça e da coluna e, como todos os demais músculos do nosso corpo, devem ser treinados em força (para a sustentação) e alongamento (para compensação).

Abaixo, ela ensina uma sequência de exercícios para prevenir e aliviar essas dores!

     EXERCÍCIOS PARA DORES NO PESCOÇO N° 1

Coloque as mãos na nuca entrelaçando os dedos. Faça um bom apoio para a cabeça e leve-a para trás com cuidado. Fique alguns segundos e volte a cabeça na posição inicial com a ajuda das mãos.

     EXERCÍCIOS PARA DORES NO PESCOÇO N° 2

Faça uma meia volta com a cabeça, passando o queixo pelo tórax, indo de um ombro para o outro. Realize 6 movimentos como este. Depois faça a volta completa da cabeça nos dois sentidos, realize 2 voltas em cada sentido.

     EXERCÍCIOS PARA DORES NO PESCOÇO N° 3

Incline a cabeça para um dos lados como se a orelha fosse encostar no ombro. E com a mão desse mesmo lado faça uma leve pressão. Fique alguns segundos e faça o mesmo do outro lado. Depois incline a cabeça para frente e com as duas mãos faça essa leve pressão. Lembre-se: o movimento para frente é o mesmo que fazemos quando estamos utilizando o celular, então, não exagere.

     EXERCÍCIOS PARA DORES NO PESCOÇO N° 4

Coloque as mãos na nuca com os dedos entrelaçados, mas os polegares ficam para frente bem embaixo do queixo. Na expiração (quando soltar o ar) tracione a cabeça para cima. Fique poucos segundos e volte devagar.

     EXERCÍCIOS PARA DORES NO PESCOÇO N° 5

Faça um rolinho com uma toalha de banho pequena ou de rosto. Deite com o abdômen para cima e as pernas flexionadas. Coloque o rolinho embaixo do pescoço (bem na curva cervical), onde a cabeça ficará levemente para trás. Fique alguns minutos nessa posição apenas relaxando.

     EXERCÍCIOS PARA DORES NO PESCOÇO N° 6

Fique na mesma posição anterior, traga os joelhos sobre o abdômen e segure com uma mão atrás de cada coxa (sem entrelaçar os dedos). Inspire e, na expiração, projete as solas dos pés para frente, sem soltar as coxas. Assim as pernas puxarão seus braços, os braços puxarão os ombros e com essa tração ocorrerá uma pequena rotação da cabeça para trás. Não execute o movimento da cabeça primeiro, ele deve ser a sequência dessa tração.



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